Reflexão:
A teoria da terra plana
–por Wandry Moura
Numa crescente que foge ao senso comum, o movimento dos que afirmam que a Terra é plana vem pretendendo expor ideias bem conjecturais para presumir essa teoria, onde uma das propostas é defender que o Sol gira em torno da Terra, não o contrário, como é repassado pela comunidade científica.
Porém, tanto o firmamento, quanto a Terra podem estar em movimento, mas convenhamos, é difícil conceber que o nosso planeta está parado no centro do universo ou da galáxia, onde de alguma forma ou outra existe o movimento, mas isso não resolve nenhum problema de crença em Deus, ou valida alguma teoria conspiratória, no entanto, só comprova que ninguém pode entender o céu como ele o é exatamente, e tentar explicar isso acusando cientistas, por meio de teorias e comparações de textos bíblicos com os científicos, é perca de tempo.
Deus fez dezenas de perguntas a Jó, e o mesmo não conseguiu responder sequer uma, onde podemos perceber que não cabe a nós questionarmos sobre a criação. Deus é enfático na pergunta:
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Jó 38:4
Resumindo, a criação é algo que não podemos mensurar e nem sondar com exatidão.
Só podemos definir o que é observável, e o que vemos nos luminares no céu, os quais são corpos celestes em formato perfeitamente esféricos, sendo alguns outros objetos que vagueiam, e que as vezes caem em nosso planeta.
_
Reflita
3 pensamentos em “A teoria da terra plana”
Você levantou um questionamento sobre a teoria da terra plana com pré-supostos heliocêntrico. Não funciona assim. Universo, galáxias etc..Isso é heliocentrismo.
A Bíblia fala da criação de um mundo que envolve terra, céu, sol, lua e estrelas. Ela não fala de universo com vários mundos, galáxias, planetas. Fala de um mundo físico único conectado com propósito. O sol e a lua são chamados de luminares envolta do firmamento que percorrem em movimento o círculo da terra com propósitos específicos unicamente para com a terra. Deus deixou em sua palavra o suficiente de informação básica para se concluir que este mundo foi criado com propósito.
Fala que no princípio havia água e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Ele fez um círculo fazendo aparecer uma porção seca que Ele chamou terra. Introduziu um firmamento (domo, redoma,cúpula) fazendo separação sobre as água que fica acima do firmamento das águas que fica abaixo.Há inúmeras passagens descrevendo como é esse firmamento. É inegável que a teoria da terra plana casa muito bem com o apresentado pelas Escrituras.
“Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste” (2 Pedro 3:5).
Graça e paz!
O sol e a lua estão dentro do firmamento e são bem menores do que é dito pela teoria heliocêntrica. As estrelas são pequenos pontos de luzes fixadas no firmamento.
Isso é uma interpretação própria, e também não é nem científico, portanto fica no entendimento de cada um essa questão.